Lamento informar: 2015 nunca existiu. 2016 tampouco existirá. Pois é, caro leitor, cara leitora, o ano é sempre o mesmo desde sempre. Os dias são sempre os mesmos desde sempre. O ano que passou é o mesmo ano do ano que vem. Estamos sempre no ano 1, e ele passa em looping (e ele passa cada vez mais rápido – é bem verdade). Todo ano é o mesmo ano que se encerra. Todo ano é o mesmo que se inicia. E por ser sempre o mesmo devemos sempre desejar que ele seja sempre diferente.
Mudança só vem para quem aceita se deslocar. Mudança só acontece para os que têm coragem de fretar o valor do sonho. E os nossos sonhos não aceitam reais, eles só aceitam atitudes reais – que podem ser pagas em parcelas. Para ser mais preciso: em até 365 parcelas. É isso! A partir de amanhã, você terá, mais uma vez, 365 oportunidades de apresentar para o mundo suas atitudes mais corajosas. Afinal, mudança de verdade é o que chega depois de muito se partir.
Não ache que uma noite específica mudará sua vida, seus planos. Sua vida precisa de muitas e muitas noites para mudar de rumo, para trocar de planos. A decisão é um estalo que acontece cedo ou tarde na vida, no rumo ou nos planos de cada um. Porém nenhum estalo nasce do nada, nenhum rumo parte para o nada, nenhuma vida acontece por nada. São dias e dias e dias e dias de tentativas e erros e fracassos e esgotamentos. São dias e dias e dias de realizações e acertos e conquistas e superações.
Não vai ser hoje que você vai abraçar todo mundo que ama, realizar todos os sonhos do mundo. Não vai ser hoje que você vai pronunciar todos os seus silêncios, silenciar todas as suas ofensas. Não vai ser hoje que você vai idolatrar todos os seus inimigos, culpar todos os seus amigos. Contente-se em viver uma noite de cada vez, uma loucura de cada vez, um perdão de cada vez, uma vez de cada vez. Seu mundo está mudando o tempo todo desde ontem. Ele acabou de mudar o tempo todo agora, nesse instante. Ele mudará o tempo todo até amanhã.
Feliz mudança e muita coragem!
Pedro Gabriel